VdE | Assistente Técnico de Programação Informática e Análise Espacial | Nitidae
Projecto LUCCIA
Planejamento do Uso da Terra para Melhoria da Resiliência das Paisagens
Vaga: Assistente Técnico Programação Informática e Análise Espacial
A Nitidae é uma organização de orígem francesa e o seu objetivo é de desenvolver projectos que associam a preservação do meio ambiente e reforçam as economias locais. Com uma equipe de 120 colaboradores (economistas, agrônomos, florestais, engenheiros dos processos energéticos, especialistas em carbono do solo, SIG e sensoriamento remoto), a Nitidae implementa mais de 50 projectos em Madagáscar, Burkina Faso, Costa do Marfim e Moçambique. Também fornece assistência técnica às empresas de agronegócios para melhorar o desempenho das cadeias de valor agrícolas, mitigar os impactos ambientais (preservação dos recursos naturais, eficiência energética dos processos de processamento, actividades de compensação de carbono) e estimular o desenvolvimento econômico local em conexão com as organizações de produtores. Nitidae é membro da UEBT (Union for Ethical Bio Trade), Conferências das Partes sobre o Clima e muitas iniciativas voltadas a sustentabilidade do sector de amêndoas (caju, cacau ... ).
O programa LAUREL (Planejamento do Uso da Terra para Melhoria da Resiliência das Paisagens) lançado em 2018 e financiado pelo Banco Mundial, teve como objectivo apoiar a operacionalização de estratégias de baixa emissão de carbono e foi implementado pela organização não governamental (ONG) francesa Nitidae. O programa LAUREL visa fomentar a tomada de decisão integrada para a gestão da paisagem em Moçambique através da produção de dados geoespaciais sobre a degradação do solo e o desenvolvimento de uma plataforma de modelação de protótipo (LANDSIM-P) para modelar e avaliar os impactos das mudanças no uso do solo causadas por políticas públicas. Este projecto resultou em dois resultados principais:
• Um estudo a escala nacional sobre mudanças de uso e cobertura de terra entre 2000 e 2016, bem como uma análise aprofundada dos factores explicativos dessas mudanças de uso da terra;
• Uma plataforma de modelagem de protótipo (LANDSIM-P) que foi desenvolvida em escala nacional.
A segunda fase deste programa chamado LUCCIA (Land Use and Climate Change lmpact Assessment) visa melhorar os aspectos constatados na primeira fase e incluir módulos de análise de projectos e eventos extremos de mudanças climáticas. O projecto será implementado pela ONG Nitidae em parceria com a unidade de Monitoria, Relatório e Verificação (MRV) do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS). Para dar suporte ao pessoal técnico envolvido na elaboração do protótipo, o projecto prevê a contratação de um assistente técnico programação informática e análise espacial.
Objectivo
O objectivo principal da posição do assistente técnico é o de assegurar o bom desenvolvimento e implementação da ferramenta de modelação de LUCCIA.
Local de trabalho
O assistente técnico estará baseado no escritório da Unidade de Monitoria Relatório e Verificação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS). Este prestará contas à Nitidae, e estará sob a supervisão geral do coordenador da Unidade de MRV, e sob supervisão técnica directa do CIRAD, organismo de pesquisa Francês membro do consórcio do projecto. O posto está baseado na Cidade de Maputo e inclui possíveis deslocações pelos locais de implementação do projecto no país e no exterior.
Responsabilidades
O assistente técnico terá as seguintes tarefas e responsabilidades:
• Acompanhar e participar no desenvolvimento dos modelos matemáticos de simulação do LUCCIA;
• Interagir com o Assistente técnico da NITIDAE, equipa da CIRAD e Unidade de MRV, de modo a garantir a boa implementação dos objectivos estabelecidos para o sucesso do projecto LUCCIA;
• Analisar, propor e testar diferentes métodos e algoritmos a implementar no LUCCIA;
• Analisar os resultados das diferentes simulações e reportar as licções aprendidas;
• Esclarecer dúvidas relacionadas ao funcionamento do LUCCIA;
• Liderar, junto com o Assistente técnicos da NITIDAE, as reuniões de acompanhamento de actividades do LUCCIA;
• Liderar as actividades de capacitação no uso do LUCCIA por parte das partes interessadas;
• Participar na elaboração de relatórios, estudos e actividades ligadas aos estudos regionais e nacional previstos;
• Dar suporte, sempre que necessário, a outros processos relacionados aos demais projectos do FNDS, priorizando sempre o programa LUCCIA.
Perfil do candidato
O assistente técnico deve ter o nível de licenciatura, de preferência com um diploma de licenciatura nas áreas de Engenharia informática, Matemática, Estatística ou outras áreas relacionadas, e com as seguintes habilidades:
• Conhecimento profundo de modelos matemáticos, programação científica e da linguagem de programação Java preferido e outros (Python, R, Julia ... );
• Experiência práctica de programação ligada a modelos de simulação será considerada uma vantagem;
• Conhecimento de ferramentas de desenvolvimento colaborativo (git e Gitlab ou GitHub)
• Conhecimento gerais de sistemas de informação geográfica e sensoriamento remoto;
• Compreender a arquitectura do software para suportar a resolução de defeitos;
• Conhecimento no design de interfaces de usuário;
• Disponibilidade para efectuar viagens frequentes e regulares aos locais de implementação do projecto;
• Proactividade, criatividade e predisposição para aprender e inovar sempre bem como compartilhar o conhecimento adquirido;
• Fluente em português e inglês, oral e escrito (conhecimento do Francês é uma mais valia).
Condições
A duração do projecto é até Dezembro de 2023. Os termos e condições do contrato serão discutidos em função do perfil do candidato.
Referência: Assist. Técnico LUCCIA-nome e apelido do candidato
Sem uma resposta da nossa parte, dentro de 2 semanas após o término do prazo de candidatura, poderá considerar sua candidatura como não aprovada.
FAÇA PARTE DO
NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
CLIQUE AQUI PARA SE CANDIDATAR